Loading...
XI Encontro de Pós-graduação em História Econômica & 9ª Conferência Internacional de História Econômica



27, 28 e 29 de setembro de 2022

Campinas

Instituto de Economia

Universidade Estadual de Campinas

Trabalhos aprovados

(em ordem alfabética)


Águida Cristina Santos Almeida (UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE). Estado e industrialização no Brasil: uma breve análise a partir das relações de poder e das características estruturais da indústria consolidada.

Alicia Condota Kuasne (UNICAMP); Juliana Meira (UNICAMP). Estratificações sociais, relações de produção e divisão sexual do trabalho: Reflexões preliminares a partir dos escritos de Jorge Benci (1705) e André João Antonil (1711).

Alissa Galdino de Souza (UNICAMP). “LIVRES PELA LEI”: Demografia, Economia e os impactos da Lei do Ventre Livre nas listas de batismos da Gazeta de Campinas.

Alisson Oliveira de Souza Carvalho (Universidade Estadual de Campinas). Globalização financeira e hierarquia de moedas: algumas notas sobre as origens da discussão no Brasil.

Amanda Gonçalves Marinho (Universidade de São Paulo). Os Privilégios Industriais no Brasil, 1882 – 1910: em busca de uma metodologia.

Amanda Walter Caporrino (Universidade de São Paulo). À luz de Washington: a Amforp nas relações entre o Brasil e os Estados Unidos (1927-1964).

Ana Maria Cardachevski (Serviço Social do Comércio- SESC SP). Ascensão da economia cafeeira: o trabalho, a terra e o poder.

André D’Albertas Cecchini (Universidade Estadual de Campinas). Estado autocrático burguês (1964-1985) e educação: uma dialética sobre o subdesenvolvimento.

André José Santos Pompeu (Universidade Federal do Pará). A participação da Companhia de Jesus na economia das drogas do sertão na Amazônia colonial (1677-1750).

Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky (Universidade Federal do ABC) e Felipe Magaña Dogue (Universidade de São Paulo). MILITARES NACIONALISTAS DE ESQUERDA E A CAMPANHA DO PETRÓLEO É NOSSO NA DÉCADA DE 1950.

Arthur Cassemiro Bispo (Universidade Estadual de Campinas). A Teoria das Finanças Funcionais e o Financiamento do Gasto Público.

Breno Aparecido Servidone Moreno (FFLCH-USP); Bruno da Fonseca Miranda (FFLCH-USP). A dinâmica dos preços de escravizados no Vale do Paraíba cafeeiro (c.1850-1880).

Bruna Alexandre Oliveira (UNIFESP); Cláudia Alessandra Tessari (UNIFESP). João Fortes Engenharia S.A.: dificuldades de modernização (2000-2018).

Bruna Medeiros Gouvêa (Universidade Federal do Espírito Santo). Os limites da “mão invisível” na teoria de Adam Smith.

Bruno Morelli Marangon (EPPEN-UNIFESP). GRANDES EMPRESAS DE CAPITAL NACIONAL FAMILIAR PÓS REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: ANÁLISE DO CASO DAS EMPRESAS VILLARES (1985-2018).

Carol Colffield (Universidade de São Paulo). Alexandre Kafka e a Teoria do Desenvolvimento Econômico para a América Latina em Mesa-redonda da Associação Econômica Internacional (Rio de Janeiro, agosto, 1957).

Carolina Biz (Universidade do Extremo Sul Catarinense) e Alcides Goularti Filho (Universidade do Extremo Sul Catarinense). FORMAÇÃO DO SISTEMA ESTATAL NO DESENVOLVIMENTISMO CONSERVADOR CATARINENSE.

César Cintra Freitas Signates (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A Concepção Clássica de Probabilidade em Keynes.

Cicero Lourenço da Silva (Universidade Federal Fluminense) e Emmanoel de Oliveira Boff (Universidade Federal Fluminense). As ideias econômicas sobre a pobreza no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (1990-2002).

Claudia Maria Cirino de Oliveira (Universidade de São Paulo). Formação da mão de obra urbana em São Paulo: educação profissional e industrialização (1930-1945).

Claudiane Barbosa de Jesus (Universidade Estadual de Campinas). A desindustrialização no nível regional: o caso do Nordeste brasileiro.

Claudio Pedrosa Nunes (Universidade Federal de Campina Grande). O TRABALHO NO MEDIEVO SAPIENCIAL: FUNDAMENTOS PARA UMA TEORIA DO TRABALHO EM TOMÁS DE AQUINO.

Darlene Rodrigues Area Silva (Universidade Federal do Maranhão). “O Grito Pela Terra”: cotidiano e memória das mulheres na luta pela terra na região de Buriticupu-MA.

Demétrio Santos (UFF); Matheus Sinder (UFF). Novos tempos na economia escravista: A Região Portuária de Desenvolvimento e a Indústria na Cidade do Rio de Janeiro no século XIX.

Emanuella Soares de Oliveira (UNICAMP). A guerreira Manuela Sáenz.

Enock de Azevedo Henriques (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Desenvolvimento e financeirização: discussões sobre o Brasil.

Erika D. B. de Sales (URCA); Christiane Luci Bezerra Alves (URCA); Guilherme S. G. Alcoforado (URCA); Emmanoel de Oliveira Boff (UFF). ECONOMIA E RELAÇÕES DE TRABALHO NO CARIRI CEARENSE NOS SÉCULOS XVIII E XIX.

Fábio de Paiva Gonçalves (Universidade Federal do ABC). MUDANÇA NO PENSAMENTO ECONÔMICO: ENTRE O PLURALISMO E O NEOCLASSICISMO.

Fágner João Maia Medeiros (Universidade Federal de Minas Gerais) e Luiz Felipe Bruzzi Curi (Universidade Federal de Minas Gerais). O jovem Raúl Prebisch e a tradução de Adolph Wagner em 1919: indícios de uma crítica relativista.

Fernanda Carolina Pereira dos Santos (UFF). COMPRAS, DÍVIDAS E HIPOTECAS: NOTAS SOBRE O PREÇO DAS PROPRIEDADES FUNDIÁRIAS EM SERGIPE NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX.

Flavia Drielle Aguiar Mesquita (UFPA); Daniel Souza Barroso (EAUFPA). Mulheres chefes de família na Amazônia Colonial (Belém, 1778).

Flávia Ferreira da Silva (Universidade Estadual de Campinas). Apontamentos sobre a Petrobrás sob a ditadura militar de 1964: as lutas dos trabalhadores do petróleo e o monopólio estatal nos limites da Doutrina do Desenvolvimento com Segurança (1962-1975).

Gabriel G. Sterman (FFLCH, USP). O financiamento da cafeicultura escravista no Vale do Paraíba (1831-1850).

Gabriel Luiz Duccini Puia (Universidade Federal do ABC). A revolução cultural chinesa, transição socialista e planificação econômica.

Gabriela da Silva Ferreira (Universidade Estadual de Campinas). ZERO ZERO ZERO: O XADREZ DO PETRÓLEO BRANCO.

Gabriela Felipe Martins (UNIFAL); Thiago Fontelas Rosado Gambi (UNIFAL). A queda de um império: narrativas da falência do Banco Mauá & Cia na imprensa da Corte e no Senado (1874-75).

Gessi Pereira Nunes (Universidade Federal do Maranhão) e Luiz Eduardo Simões de Souza (Universidade Federal do Maranhão). A PERSPECTIVA HISTÓRICO-ESTRUTURALISTA EM FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL: UMA ANÁLISE DO DISCURSO EM CELSO FURTADO.

Giovani da Silva Oliveira (Universidade Federal do Espírito Santo). Equilíbrios doméstico e internacional: notas sobre a evolução do modelo IS-LM.

Givanildo Belarmino da Silva Júnior (UNIVASF). A disciplina do tempo de trabalho abstrato no Auxiliador da Industria Nacional.

Guilherme Barreto (Universidade de São Paulo). A decadência relativa da indústria do Rio de Janeiro (1907-1939).

Gustavo Romero (Universidade Estadual de Campinas). Entre a ética e normatividade: considerações preliminares sobre a economia como ciência da propriedade em Alfred Marshall e Friedrich Hayek.

Idelma Aparecida Ferreira Novais (SEMED-BC). As Marcas do Controle no Comércio do Açúcar no Século XVIII.

Isadora Pelegrini (Universidade Federal de Minas Gerais) e Gabriel do Carmo Lacerda (Universidade Federal de Minas Gerais). O problema da objetividade nas Ciências Sociais: um debate entre Karl Mannheim e Karl Popper.

Ivan Sicca Gonçalves (Universidade Estadual de Campinas). As redes do Atlântico Sul no interior de Angola: sertanejos e sobas na Era do Comércio Lícito (1840-1869).

Jean Talvani Costa (Universidade Federal de Alfenas) e Roberto Pereira Silva (Universidade Federal de Alfenas). Desenvolvimentismo à “mineira”: a preparação institucional e a atuação da FIEMG e do BDMG durante o Milagre Econômico (1968-1974).

Jênifer de Brum Palmeiras (Universidade de Passo Fundo). A Nostalgia da chaminé nas páginas dos jornais Diário da Manhã e O Nacional: o caso da Cervejaria Brahma Passo Fundo/RS (1947-1997).

João Claudio Rodrigues Mastrangelo (IE-UNICAMP); MAURICIO CHALFIN COUTINHO (IE-UNICAMP). A Economia Capitalista e o seu Tempo: um estudo sobre os instrumentos de medição temporais a partir da Revolução Industrial (XVIII-XIX).

João Pedro Passos de Barros Borges (UFTM). A formação social escravista colonial em Uberaba: um estudo de caso da classe urbana escravizada e da classe média proprietária no circuito jurídico-mercantil.

Jonas Teixeira Couto Campos (Universidade Estadual de Campinas). Milton Friedman, George Stigler, and a proper policy role for the economist.

José Augusto Ribas Miranda (Universidad Austral de Chile). As cidades invisíveis: títulos de dívida municipais Latino-Americanos nos mercados globais de capitais 1880-1929.

Juliano Ramos de Oliveira (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Kely Cordoba Lima (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Fernando Thiago (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Caroline Gonçalves (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). HISTÓRIA DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: A ORIGEM DA POLÍCIA CIVIL DE MS.

Keanu Telles (Universidade de Brasília). From Austrian Theory of Capital to Dissent: Nicholas Kaldor, Friedrich A. Hayek, and the Way to Disequilibrium.

Laura Benassi Yamashita (Universidade Estadual Paulista). A transição para o neoliberalismo vista da periferia: uma história comparada das políticas sociais das ditaduras brasileira e chilena.

Leandro Gabriel Flamino (UFSM). INOVAÇÃO E AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS.

Leiliane Valdonado Sena (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Caroline Gonçalves (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Fernando Thiago (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). ESTRATÉGIAS VENCEDORAS: A HISTÓRIA DA ACADEMIA IRON JIU-JITSU.

Leonardo Freitas do Amaral (Universidade Federal do Rio de Janeiro). GEOPOLÍTICA, GEOESTRATÉGIA E O FIM DA ERA DESENVOLVIMENTISTA NO BRASIL

Leonardo Freitas do Amaral (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Restrições Histórico-econômicas ao Crescimento da América Latina: A “Posição Perdedora” na Grande Divergência.

Leonardo Freitas do Amaral (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Distribuição do Excedente e Sociedade em Quesnay e Adam Smith.

Lorena Duarte Gomes (FACECON-ICSA/UFPA); Lucas Alberto Monteiro de Carvalho Santos (FACECON-ICSA/UFPA). ASCENSÃO E QUEDA DA POLÍTICA DE INCENTIVOS FISCAIS DA SUDAM: uma análise sobre a mercantilização da terra em Conceição do Araguaia-PA.

Lucene Cândido Magnus (Universidade do Extremo Sul Catarinense); Alcides Goularti Filho (Universidade do Extremo Sul Catarinense); Bruno Moreira Carola (Universidade do Extremo Sul Catarinense). A FAPESC E SUA JORNADA DE 25 ANOS - A formação do secular sistema de ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina.

Luciana Maria Santiago Baldoino (Universidade Federal Fluminense). A SOCIEDADE ANÔNIMA AUTO VIAÇÃO SUL BAHIANA - AVSB E A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE RODAGEM ILHÉUS-ITABUNA (1922-1933).

Luciano Alencar Barros (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Carlos Pinkusfeld Bastos (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O profit-squeeze e o fim da Era de Ouro do capitalismo na abordagem neo-kaleckiana: uma avaliação crítica.

Luiz Felipe Ghiraldelli Inácio (Universidade de São Paulo). Banco nacional vs. estrangeiro: uma comparativo entre o Crédit Foncier du Brésil et de L’Amerique du Sud e o Banco de Crédito Hypothecario & Agricola do Estado de São Paulo (1910-1929).

Luiz Gustavo Machado Cruz (Universidade de São Paulo) e Agnaldo Valentin (Universidade de São Paulo). O II PND e o Porto: análise sobre a construção e disputa da agenda de expansão do porto de Santos na década de 70.

Luiza Wermelinger N. de Almeida (UFRJ/IE). Por uma nova economia dos cuidados e reformulação dos papéis sociais de gênero em tempos de crise.

Marcel Pereira da Silva (Universidade Federal de Alfenas) e Alexandre Macchione Saes (Universidade de São Paulo). O “POLVO CANADENSE” TAMBÉM TEM VOZ: OS TELEFONES NO BRASIL E A ENTRADA DA LIGHT NA PASSAGEM DO SÉC. XIX PARA O SÉC. XX.

Marcelo Lourenço Filho (Universidade de São Paulo). O pensamento de Eugênio Gudin e Octávio Bulhões sobre a formação do Banco Central do Brasil.

Marcelo Lunardi do Carmo (FFLCH-USP). Credores particulares e contratos de crédito no Brasil colonial: notas sobre o mercado de crédito baiano, século XVII.

Matheus Itiro de Castro Tao (Universidade Federal do Paraná). A FORMAÇÃO DAS ECONOMIAS DEPENDENTES SOB O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CAPITALISTA MUNDIAL: UM ENSAIO CRÍTICO.

Matheus Melo Wiermann e Silva (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). O DESENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL SEGUNDO PERSPECTIVAS ECONÔMICO-DEMOGRÁFICAS.

Matheus Sinder (UFF). Indústria e mercados: a exportação de mercadorias manufaturadas das fábricas nacionais do Rio de Janeiro e o tráfico ilegal de escravizados.

Milena Yumi Nakaione (UFABC); Gabriel A. A. Rossini (UFABC). Aspectos Econômicos e Demográficos das Fugas de Escravizados ocorridas no Sudeste do Império do Brasil (1876-1888).

Natália Cristina Santos Ribeiro (IFCH – UNICAMP). A Capitania de Minas Gerais na dinâmica fiscal do Império Português século XVIII.

Natânia Silva Ferreira (FAGH). A TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL DE MINAS GERAIS NO PERÍODO REPUBLICANO: DUAS INTERPRETAÇÕES SOBRE O PROCESSO.

Nicoly Gomes Barrotti (Universidade Federal de São Carlos) e Gustavo Pereira da Silva (Universidade Federal de São Carlos). O café e a indústria: uma análise da formação econômica do município paulista de Rio Claro (1904-1937).

Paulo Daniel da Silva Galdino dos Santos (UFRRJ); Leticia Aragão de Souza Inácio (UFRRJ); Tiago Ribas Chaves (UFRRJ). ANÁLISE DA SITUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO SOB A VIGÊNCIA DA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 95/2016 NO PERÍODO DE 2014 A 2021

Paulo Roberto da Silva Santos (PPGH-UFF). SOBRE AS FORMAS E SENTIDOS DE UM PORTO DE TIPO ANTIGO: O “PORTO DE VITÓRIA” NO LIMIAR DO SÉCULO XIX.

Pedro Arthur de Araújo Ramos (CPMPE); Leonardo Milanez de Lima Leandro (Universidade Federal do Vale do São Francisco). ELEMENTOS DA FORMAÇÃO ECONÔMICO-SOCIAL DE PETROLINA COLETADOS NO JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO (1850-1860)

Pedro Giovannetti Moura (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Internacionalização de empresas, Odebrecht e questões teóricas. Uma discussão.

Pedro P. L. Frigatto (UFABC); Gabriel A. A. Rossini (UFABC). O comércio da Criança escravizada no sudeste do Império do Brasil, entre 1875 e 1880.

Pedro Vianna da Costa e Faria (Universidade Federal de Minas Gerais). The Structure of David Hume’s Historical Thought and the Emergence of Political Economy, 1740-1752 / A estrutura do pensamento histórico de David Hume e a emergência da economia política.

Pérola Maria Goldfeder Borges de Castro (USP); Íris Kantor (USP). “Jogo contínuo de numerosas molas”: Interfaces de pesquisa entre economia política das comunicações postais e informação geográfica na conjuntura da Independência (1798-1831)

Rafael Araújo do Carmo (Universidade Regional do Cariri/Campus Iguatu); Michael Fernandes de Souza Alves (Universidade Regional do Cariri/Campus Iguatu); Letícia Rocha Ferreira (Universidade Regional do Cariri/Campus Iguatu); Emanoel David Silva (Universidade Regional do Cariri/Campus Iguatu). História Econômica de Iguatu: um projeto de iniciação científica.

Raphael Castelo Branco da Silva (UFF). O engenheiro Antonio Gabrielli, a construção da Estrada de Ferro Rio d’Ouro e do Novo Abastecimento de Água do Rio de Janeiro Imperial, 1875-1884.

Ray Araujo Duarte do Rêgo (Universidade Federal da Bahia) e Paulo Antonio de Freitas Balanco (Universidade Federal da Bahia).O ciclo do capital na economia brasileira sob a ordem imperialista do pós-guerra: reflexos sobre a indústria automobilística no período 1950-1970.

Reurison Coimbra (Universidade Federal de Uberlândia). REFORMA TRABALHISTA DO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DA DETERMINAÇÃO DO SALÁRIO EM KEYNES.

Roberta Kelly Lima de Brito (Universidade Estadual de Campinas). A navegação a vapor no Amazonas: um breve histórico da atuação da Companhia Fluvial do Alto Amazonas (1867 à 1874).

Roberto Nascimento (Universidade de São Paulo). Obras de infraestrutura de transporte e desempenho econômico de Caxias do Sul (1900-1960).

Rodolpho Henrique de Sousa Sartori (IE-UNICAMP); José Ricardo Fucidji (IE-UNICAMP). SISTEMA SPEENHAMLAND: A EMERGÊNCIA SOCIAL CONTRA O SENSO COMUM NA ECONOMIA.

Romulo Weslley Trancoso da Silva (Universidade Federal Fluminense). Companhia Estrada de Ferro Macaé-Campos (1875-1890).

Sammya Daniele Paixão dos Santos (UFPA– campus de Ananindeua). O comércio fluvial na capitania do Grão-Pará e Rio Negro no contexto de tensões diplomáticas no período de (1780 à 1808).

Samuel Nascimento Galiego (Universidade Federal de São Paulo). A CLT COMO INSTRUMENTO DE ACUMULAÇÃO DE CAPITAL E DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL.

Siméia de Nazaré Lopes (UFPA). Movimentação portuária num contexto de invasões e de dinamização comercial: os portos do Pará e do Maranhão no comércio Atlântico (1790-1820).

Sofia Romero Gomes (IE-UNICAMP). Milena Fernandes de Oliveira (IE-UNICAMP). AS PEÇAS DE VESTUÁRIO NA INDUSTRIALIZAÇÃO DA INGLATERRA DOS SÉCULOS XVII AO XX: MATÉRIAS-PRIMAS E TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO.

Stella Harumi Okumura (Universidade Estadual de Campinas). Divisão de tarefas e complementariedade na política de transportes terrestres no Brasil (1964-1989).

Thiago Mantuano (Universidade Estadual de Santa Cruz). As Finanças Municipais nas Reformas Urbanas (Rio de Janeiro, 1902-1910).

Thiago Rodrigues Lemos (Universidade Federal de Santa Catarina). A indústria automotiva, uma história paradigmática: do lock-in do motor a combustão à eletromobilidade.

Ulisses Henrique Tizoco (FFLCH – USP). Considerações sobre o aluguel de escravos em um município do interior mineiro ao longo das décadas finais da escravidão

Victor Augusto Ferraz Young (Universidade Estadual de Campinas) e Pedro Paulo Zahluth Bastos (Universidade Estadual de Campinas). O Governo Reagan (1981-1989) e a Nova Ordem Econômica Internacional.

Victor Marchesin Corrêa (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Entre Estado e mercado: história e trajetória do Grupo Cosan.

Vinicius Carneiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Carlos Pinkusfeld Monteiro Bastos (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Breve avaliação dos fluxos de capitais e das condições de financiamento externo para o Brasil entre os anos de 1951 e 1980.

Vinicius Carneiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Carlos Pinkusfeld Monteiro Bastos (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O Impacto Fiscal durante o período do Desenvolvimentismo (1951-1980).

Vinícius Meireles Maciejewsky Rocha (FACECON-ICSA/UFPA). INVESTIGAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OS PROJETOS DE REFORMA AGRÁRIA E O CAMPESINATO NO SUL DO PARÁ NO PÓS-1985.

Vitor Augusto Pereira (Universidade de São Paulo). Tavares e a Industrialização por Substituição de Importação do augue ao declínio.

William Muniz de Almeida (Universidade Federal de São Paulo). As nossas feiras são livres! Trabalho, sociabilidade e cotidiano em São Paulo (1909 – 1935).

Realização

    Unicamp Logo PNG Transparent & SVG Vector - Freebie Supply     FAPESP - São Paulo Research FoundationCAPES Logo PNG Vector (CDR) Free Download